Gravidez depois dos quarenta anos
Voltar

Jan 12, 2024

Gravidez depois dos quarenta anos

Quais são os riscos de uma gravidez depois dos quarenta anos?

Maternidade após os quarenta: um sonho possível e seguro

A maternidade é um sonho de muitas mulheres e, hoje em dia, ter filhos após os quarenta anos se tornou uma realidade cada vez mais comum. Seja por adiar a vida materna para se dedicar à carreira, estudos ou relacionamentos pessoais, ou por buscar um novo parceiro mais tarde na vida, as mulheres que engravidam após essa idade não estão sozinhas.

Mas, como toda decisão importante na vida, a gravidez tardia também traz consigo algumas considerações e cuidados especiais que devem ser tomados.

Riscos e cuidados na gestação após os quarenta

É importante ressaltar que, com o aumento da idade, a fertilidade natural da mulher diminui. Isso significa que os óvulos se tornam menos propensos à fecundação, mas, com a ajuda da medicina reprodutiva, como o congelamento de óvulos, a fertilização in vitro e demais procedimentos, engravidar é possível, mesmo após a menopausa, por exemplo.

Os riscos que uma mulher acima dos quarenta anos corre ao gestar, são semelhantes aos riscos de uma mulher com mais de quarenta anos, ou seja, quanto mais envelhecemos, maiores os riscos de patologias como hipertensão e diabetes, independente de uma gravidez. Então, a principal preocupação que a gente tem nestes casos são com essas doenças.

Entretanto, se uma mulher tiver bons hábitos de vida, alimentação saudável, atividade física regular, se cuidar e planejar essa gestação, esses riscos de hipertensão e diabetes, eles podem não ser anulados, mas podem ser reduzidos com um bons hábitos de vida e um bom cuidado pré-natal.

Além disso, uma gestação após os quarenta anos tem mais riscos de síndromes genéticas. A qualidade do óvulo vai diminuindo com o passar da idade e estatisticamente falando, nós temos mais riscos de alterações cromossômicas em mulheres com quarenta do que em mulheres com vinte, por exemplo.

Dicas para uma gestação saudável após os quarenta

Mulheres acima dos quarenta que desejam engravidar devem consultar um médico antes das tentativas para avaliar sua saúde geral, realizar os exames pré-natais recomendados e manter uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos. Parar de fumar e parar de consumir bebidas alcoólicas também são fatores muito importantes para quem deseja gestar, independente da idade.

Depois do tão sonhado positivo, não deixe de consultar seu médico regularmente durante toda a gravidez para monitorar sua saúde e a do bebê.

Seu corpo é capaz de realizar coisas incríveis, inclusive ter um filho saudável após os quarenta anos. Relaxe, curta cada momento e celebre a vida que está crescendo dentro de você.

Com planejamento e acompanhamento médico adequado, a gestação após os quarenta anos pode ser uma experiência gratificante e enriquecedora.

Dra. Midiã Vergara Bandeira
Ginecologia Obstetrícia
CRM 28972-PR RQE 19354